5 dicas para escolher um tema para o seu site WordPress

5 dicas para escolher um tema para o seu site WordPress

Muitas vezes, ao escolher um tema para o nosso site, só nos atentamos ao seu “design” e esquecemos de avaliar alguns outros pontos bem importantes. Neste artigo, descubra outras coisas que você também deve levar em consideração ao escolher um tema para o seu site WordPress

Como já falamos no Guia Digital, o tema é a “roupa” do seu site. É ele o responsável pela forma com que o conteúdo do seu site é exibido, lembra?

Como você já deve saber, também, existem temas gratuitos e pagos (também chamados de temas premium). Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens e é importante que a gente saiba quais são na hora de escolher o tema que vamos utilizar no nosso site, evitando, assim, problemas na hora de configurá-lo.

Separei aqui alguns dos pontos que sempre avalio antes de escolher um tema para sites. Bora conferir?

1. A aparência é importante mas não é tudo.

Ao personalizar o tema com os dados do seu projeto, você vai colocar suas cores, logo e imagens, não é mesmo? Tenha em mente que, ao fazer isso, ele vai ficar bem diferente do modelo que você escolheu. A diferença não é a estrutura: é somente o conteúdo… mas a carinha dele vai mudar bastante.

Tente, ao avaliar o tema, imaginar como ele ficaria com alguns textos seus e imagens que tenham a ver com seu projeto. Se você tiver um pouquinho de conhecimento em HTML/CSS use a ferramenta do desenvolvedor para alterar algumas imagens, textos e cores para ver como ficariam para você. Caso você não conheça essa ferramenta, dê um PRINT SCREEN na tela e, em um editor de imagem (pode ser o próprio PAINT mesmo), tente substituir por suas imagens e textos. Não vai ficar “perfeito”, mas aí você já terá uma ideia de como ele vai se comportar com seu conteúdo.

Esse é um ponto que acho bem importante, pois já tive “dor de cabeça” com isso: há alguns anos atrás, quando comecei a mexer com o WordPress, eu precisava montar o site para divulgar meu primeiro projeto e me encantei com diversos temas. Alguns deles eram lindos demais e tinham recursos incríveis que eu QUERIA COLOCAR NO MEU SITE. Rsrsrs. Depois de dias pesquisando, avaliando e escolhendo um tema, escolhi um que era super lindo. Na hora de configurar, veio minha primeira decepção: instalei o tema no meu site e ainda não tinha muito conteúdo. O tema que eu tinha escolhido era baseado em portfolios (o que eu não prestei atenção antes de escolher) e ele só ficava lindo com todos os quadradinhos preenchidos na tela, além de ser focado em imagens lindas, que eu não tinha para colocar.

2. As cores do tema são personalizáveis?

Essa questão vale mais para temas gratuitos. Imagine que você viu um tema lindíssimo que é perfeito para você, mas a cor não é a mesma que você utiliza no seu projeto. Aí você configura ele todinho e quando vai ver: PAN – não é possível alterar a cor. Não ser possível alterar as cores vai refletir diretamente na identidade visual do seu projeto e, caso o tema não permita a configuração das cores no próprio painel de personalização, isso só será possível por meio de programação.

3. Existe suporte em um idioma que você domina? O suporte é eficiente?

Este item parece muito “óbvio”, mas a gente sempre se esquece dele na hora de comprar. É muito importante que os desenvolvedores do seu tema ofereçam suporte e também que estejam “ativos” no mercado, isto é, que estejam dando manutenção contínua no tema, até mesmo para que ele se adapte às atualizações do próprio wordpress.
Normalmente, quando compramos um tema, ele já vem com 6 ou 12 meses de suporte por e-mail, podendo esse suporte ser renovado perante o pagamento de uma taxa.
Você poderá acionar o suporte em várias situações, algumas como: algum erro na hora de configurar o tema, alguma funcionalidade que não está funcionando corretamente, se precisar de um tutorial, etc.

4. Esse tema é compatível com plugins que você vai usar?

Digamos que você quer fazer um site em dois idiomas ou que quer instalar o Optimizepress para fazer páginas de captura e venda no seu site. O tema que está escolhendo é compatível com esses plugins?

Essa é uma questão bem importante, pois, dependendo do tema que escolhermos, podemos ficar “travados” em relação a algumas coisas.

Existem muitos temas incompatíveis com plugins de idiomas ou até mesmo incompatíveis com o Optimizepress. No caso, se seu tema for incompatível com o Optimizepress você pode instalar o optimizepress num subdomínio, no entanto, será mais um site para você cuidar. Mas se ele for incompatível com os plugins de tradução, aí ou você terá que procurar um outro plugin ou tentar contato com os desenvolvedores para verificar a possibilidade de adaptação.

5. O tema é lindo mas é pesado. Vale a pena?

Imagine que você escolhe um tema super lindo e cheio de recursos. Suuuuper bom, né? Mas imagine agora se ele for pesado e, cada vez que alguém for acessar, demorar tipo 30 segundos para abrir. Complicado, não é?

Na internet, as pessoas esperam que tudo aconteça bem rapidamente. Se o tema que você escolheu é lindo mas demora para carregar, pode ser que a maioria dos usuários que acessem o seu site nem vejam toda a beleza dele por não ter paciência de esperar abrir.

(DICA EXTRA #1) O tema é responsivo?

Hoje em dia, grande parte do fluxo de um site vem de celulares e dispositivos móveis. É de extrema importância, então, que o tema que você escolher para o seu site se adapte para esses dispositivos também.

Além de permitir uma boa navegação para os seus usuários, sites que não são responsivos são penalizados na busca do Google, por exemplo, quando são feitas através de dispositivos móveis.

(DICA EXTRA #2) O tema tem barras para widgets?

Este é um ponto que quase ninguém se atenta mas que faz toda a diferença: barras de widgets. Elas permitem que você coloque e ordene diversas ferramentas no seu site, banners, chamadas para ação, capturas, entre outros, de uma forma simples e sem programação.

A maioria dos temas tem, pelo menos, uma barra de widget posicionada na lateral do blog e em algumas páginas. Além de widgets na barra lateral, alguns temas permitem também widgets no rodapé, o que é bem legal para colocar os artigos mais recentes, redes sociais, etc.

(DICA EXTRA #3) O tema tem documentação?

Sempre quando nos deparamos com uma ferramenta nova, temos que dedicar um tempinho para aprender a utilizá-la. Com temas isso não é diferente. Cada desenvolvedor prepara o tema de uma forma, utiliza plugins e recursos diferentes. Para que você possa aproveitar ao máximo cada um desses recursos o legal é que você dedique alguns minutos para entender como o tema que você escolheu funciona e como configurá-lo. Com certeza, isso vai fazer toda a diferença na configuração do seu site.


Por hoje, as dicas sobre temas vão ficando por aqui. Mas antes de finalizar, queria te contar que aqui no Mundo da Má nós desenvolvemos um tema especial para empreendedores digitais, com vários dos recursos que citamos aqui e muitos outros para facilitar a configuração do seu site. Caso você queira conhecer o nosso tema, clique aqui. Ele se chama “VênusWP”, foi inspirado no planeta Vênus e em Afrodite, a deusa do amor.

Em breve, vou dar mais algumas dicas relacionadas a seu site, temas e plugins úteis, tá bom?

Enquanto isso, me conta: como está sendo o processo de criação do seu site? Do que sente falta? Quais as maiores dificuldades? Vou adorar saber e pensar em uma forma de te ajudar <3

Um beijo!

Com carinho,

Mariana Camargo

Curtiu? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!