area de membros parte 1

Área de Membros: Um guia sobre a entrega de infoprodutos – Parte #1

Se você é um empreendedor digital e está desenvolvendo um infoproduto, já deve estar pensando se perguntando qual a melhor forma de entregar seus conteúdos para seus clientes, não é mesmo?

Entre tantas opções existentes, qual escolher para a entrega do seu conteúdo?

Atualmente, existe uma infinidade de possibilidades para área de membros: de plugins para o WordPress, como o OptimizeMember e o ProfitBuilder, que permitem que você crie uma área de membros do zero, hospedada dentro do seu próprio site (ou em um subdomínio); passando por áreas de membros com planos de assinatura mensal como e-places, leadlovers, até chegar em áreas de membros integradas com o ambiente de vendas, que é o caso do HotmartClub, Nutror ou até mesmo plugins para o Woocommerce, como o LearnPress e o Sensei.

O objetivo de todas é o mesmo: disponibilizar conteúdos virtuais mediante acesso por login e senha. Mas, embora o objetivo seja o mesmo, o nível de dificuldade para criação, apresentação para o usuário e os valores são bastante diferentes!

Nesta série de artigos, vamos conversar sobre as possibilidades para áreas de membros e sobre o que você deve se atentar ao escolher a sua. Bora começar?

Mas afinal, para que serve uma área de membros?

Imagina que você quer transformar todo o conhecimento que tem sobre determinado assunto em um curso online, dividido em módulos e aulas, que você vai vender por aí.

Você já tem todas as aulas gravadas em vídeos, os conteúdos em PDF que vai distribuir e até mesmo alguns áudios. Mas… como fazer com que esse conteúdo chegue até as pessoas que o comprarem e somente a elas?

É aqui que a área de membros entra para te ajudar 🙂

A área de membros é responsável por armazenar e gerenciar todo o conteúdo que você quer oferecer a seus alunos, sendo responsável pela exibição das aulas, disponibilização do material para download e também pelo acesso, isto é, é responsabilidade dela “barrar” o acesso de pessoas que não compraram o seu produto.

Legal, Mari! Mas… no que mais uma área de membros pode me ajudar?

Dependendo da ferramenta que você utilizar, é possível automatizar o cadastro dos usuários logo após a compra do curso.

Imagine só: seu cliente vai lá e compra o seu curso. Aí você tem que ficar antenado para que, assim que o pagamento for confirmado, você criar um usuário e senha para ele manualmente na sua área de membros e enviar para ele, para que só daí ele possa acessar o curso.

Agora imagina se ele resolve comprar num domingo, às 2 da manhã. Ele faz a compra com o cartão de crédito, é aprovado na hora, tenta acessar e BUM: não funciona porque ele não recebe o usuário e senha automaticamente. Chato, né? Com certeza, ele irá te enviar um e-mail avisando que não recebeu, que não conseguiu acessar e blá blá blá. Imagine quantos e-mails de suporte você vai receber!

A situação ideal é que seu cliente compre o curso, a qualquer dia e a qualquer horário. Assim que o pagamento dele for confirmado (seja boleto ou cartão de crédito), ele recebe o usuário e senha automaticamente, sem nenhuma intervenção manual sua para isso.

Para isso, existe uma “coisa” chamada INTEGRAÇÃO, que não passa de uma “conversa” entre o sistema de pagamento que você escolheu e sua área de membros, para que o sistema de pagamento “avise” a área de membros que ouve uma compra e uma liberação de pagamento e que ela já pode cadastrar o usuário e enviar seu login e senha automaticamente.

Show né?

Mas Mari, como essa “integração” funciona?

Essa integração, isto é, essa conversa entre o meio de pagamento e sua área de membros acontece quando informamos ao sistema de pagamento “quem ele deve avisar” quando ocorrer uma transação e informamos à área de membros “de quem ela deve receber informações e processar”.

Em outras palavras, informamos na área de membros o TOKEN do nosso sistema de pagamento (token é um identificador único nosso) e no sistema de pagamento a URL que ele deve avisar quando acontecer uma compra.

Simples assim! O resto do trabalho é todo feito pela ferramenta/serviço de área de membros que você escolheu!

Um pouquinho mais sobre os sistemas de pagamentos

O sistema de pagamento que você escolher será responsável por receber o dinheiro do seu cliente e repassar esse dinheiro para você. Existem inúmeros meios de pagamentos disponíveis e também tem muita variação entre eles: taxa, tarifa, tempo de liberação do dinheiro, valor da transferência, etc.

É necessário dar uma pesquisada em todos e ver qual se encaixa melhor para você. Vou citar alguns dos mais usados aqui e, em futuros posts, detalhar um pouquinho mais sobre cada um deles separadamente:

  • Paypal
  • Pagseguro
  • Hotmart
  • Eduzz

O hotmart e a eduzz são sistemas de soluções para infoprodutores e afiliados, no qual você pode cadastrar o seu produto e contar com a ajuda de afiliados para a divulgação e vendas. Ambos são serviços exclusivos, isto é, se você optar por vender por eles, não pode utilizar nenhum outro para não prejudicar seus afiliados e desviar comissões. Caso queira pesquisar sobre uma outra solução existente para afiliados, procure também sobre a Monetizze.

Já o paypal e pagseguro são sistemas de pagamento online que oferecem alguns benefícios e taxas diferenciadas. Além deles, existem também o MOIP, VINDI, BCASH, entre outros.

Esses 4 tipos de pagamentos que citei permitem a integração com diversas áreas de membros, basta você escolher a que melhor se ajustar a sua necessidade no momento. Existem vááááááários outros meios de pagamento que também fazem integração, mas esses são os mais utilizados atualmente. Fica a seu critério a escolha!

Que pontos devo levar em consideração ao escolher um sistema de pagamento?

Quando vamos escolher o meio de pagamento que vamos utilizar para vender nosso infoproduto, é importante nos atentarmos a alguns pontos que vão fazer toda a diferença no restante do processo:

  • É um meio de fácil utilização?
  • É uma plataforma segura?
  • As pessoas já conhecem e confiam?
  • Esse sistema de pagamento faz integração automática com a ferramenta ou serviço de área de membros que você quer utilizar?
  • As taxas são favoráveis ao seu negócio? (existe uma variação gigantesca das taxas.. alguns cobram em torno de 2% e outros em torno de 10%… aí, na escolha, leve em consideração outros benefícios também)
  • A partir de quantos dias você poderá sacar o dinheiro da venda? (variam de 2 a 30 dias, com alguns permitindo o saque antecipado perante uma taxa um pouco maior)
  • Permite cadastro de Pessoa Física ou somente Jurídica? As taxas são diferentes?
  • Caso você se cadastre como pessoa jurídica, é obrigatório ter uma conta bancária PJ para o saque?

Esses são alguns dos questionamentos que sempre me faço ao escolher o meio de pagamento que vou utilizar. Parecem simples, mas fazem toda a diferença tanto na lucratividade quanto na implementação do produto 🙂


A parte #1 desta série fica por aqui! Deixe suas dúvidas e comentários aqui embaixo que, nas próximas partes, vamos entender o que precisamos nos atentar ao escolher nossa área de membros.

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