Como fazer redirecionamento de URL no WordPress

Se algum dia você já precisou fazer um redirecionamento de URL para que os usuários que acessaram sua página fossem encaminhados para outro lugar, este post é para você!

Em poucas palavras, quando você faz um “redirect” ou redirecionamento de URL, você está informando o seu site que, quando um usuário acessar determinada página, ele deve ser encaminhado para outra página. Isso é muito utilizado quando:

  1. Você altera a URL de um post ou página e quer redirecionar o tráfego da URL antiga para a nova (para evitar que as pessoas sejam surpreendidas com as páginas de erro 404 – página não encontrada)
  2. Você abre inscrições para um programa e, quando as inscrições são encerradas, se a pessoa acessar a URL da página de vendas deve ser encaminhada para uma página de inscrições encerradas
  3. Você quer enviar as pessoas para um link externo, partindo de um endereço próprio. Um exemplo disso é quando alguém acessar “http://mundodama.com.br/facebook” ser redirecionado para a nossa página do Facebook.
  4. Você criou uma área de membros utilizando alguma ferramenta externa ao seu site e quer colocar um link com sua URL para que os usuários possam acessar. Exemplo: http://mundodama.com.br/membros, leva para a nossa área de membros que é um site a parte.
  5. Você criou uma página de captura utilizando o leadlovers e ficou numa URL diferente do seu site (num subdomínio) e você quer que tenha um “atalho” do seu site para essa página.

E como fazer um redirecionamento de URL no WordPress?

Em todo site, é possível fazer um redirecionamento através do arquivo .htaccess (que fica na hospedagem) ou através da instalação de um plugin. Nós recomendamos a instalação de um plugin por ser de mais fácil utilização e por não precisar de conhecimentos técnicos.

Existem vários plugins para isso. Aqui no Mundo da Má a gente costuma utilizar o REDIRECTION. Ele permite que você faça redirecionamentos, crie grupos, monitore as páginas não encontradas (404) e acompanhe o log dos seus redirecionamentos, entre outras funcionalidades.

Para utilizá-lo, o primeiro passo é instalar o plugin no seu site. Siga o passo-a-passo abaixo:

Primeiro, acesse o menu PLUGINS –> ADICIONAR NOVO. Na caixa de pesquisa, procure o plugin REDIRECTION, do autor John Godley. Ao encontrá-lo, clique no botão “INSTALAR” e depois de finalizar a instalação, clique no botão “ATIVAR”.

Depois que o plugin for ativado, será criado um novo item no menu FERRAMENTAS, chamado REDIRECIONAMENTO. Vá até lá e, na guia “REDIRECTS”, a primeira visualização é dos redirecionamentos que você já fez. Logo embaixo, tem uma sessão chamada “ADD NEW REDIRECTION” e é nela que você vai adicionar um novo redirecionamento.

Vamos ver um exemplo?

Imaginem que eu quero fazer o redirecionamento do “mundodama.com.br/facebook” para a URL da nossa página no facebook. Veja como ficariam as configurações:

Redirecionamento De URL

 

  1. Em “SOURCE URL”, digite a URL de origem, isto é, a URL que será usada e que redirecionará para outra. No caso do nosso exemplo, ficaria: “http://mundodama.com.br/facebook”
  2. Em MATCH, você informa que tipo de “correspondência” será feita, isto é, se será a “Somente a URL”, “A URL e referências”, etc. Nesse caso, marcamos como “URL ONLY”, isto é, para redirecionar apenas essa URL. Na ação (ACTION), colocamos “Redirect to URL”, isto é: redirecione para outra URL.
  3. Em TARGET URL informamos a URL de destino. No caso do nosso exemplo é a URL da nossa página no facebook, isto é: “http://facebook.com/MundoDaMa”.
  4. Em GROUP, ou GRUPO, preencha a opção REDIRECTIONS ou, antes de fazer o redirecionamento, vá na opção “GROUPS” e adicione outro. Esses grupos são apenas para seu próprio controle/organização
  5. Clique em ADD REDIRECTION e pronto! O redirecionamento está feito 🙂

Se você curtiu este artigo e ele foi útil para você, deixa um comentário aqui embaixo nos contando!

Um beijo e até a próxima!

Curtiu? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!