post-canva

Descubra o que é o Canva e como criar imagens com ele

Se você tem um site, blog ou página em redes sociais, vive quebrando a cabeça para criar imagens para eles e ainda não sabe o que é o Canva, esse post é para você!

Afinal, o que é o Canva?

Basicamente, o Canva é uma ferramenta para a criação de Design’s onde, mesmo que você não seja um designer profissional, você vai conseguir criar imagens muito elegantes.

Ele é uma ferramenta  para a criação de conteúdos gráficos de forma simples e rápida.

É a ferramenta ideal para você criar imagens com tamanho personalizados, capas para posts do seu blog, imagens para postar nas suas redes sociais, capas para sua página do facebook, youtube e muito mais!

Algumas de suas vantagens são:

  • Ter muitos modelos gratuitos disponíveis
  • Ser de fácil aprendizagem
  • Permitir o download sem marcas d’água
  • Permitir compartilhar seu design com outras pessoas e, inclusive, permitir que elas editem a sua imagem
  • Permitir que você crie imagens com os tamanhos corretos para disponibilizar nas redes sociais
  • Terem, recentemente, disponibilizado uma atualização adicionando o nosso idioma: português do Brasil 🙂

Como utilizar o Canva para criar minhas imagens?

Para acessá-lo, basta digitar a seguinte URL no seu navegador: www.canva.com.

O primeiro passo é definir a dimensão da sua imagem. No início, ele sugere algumas dimensões prontas como: capa para facebook, postagem para facebook, uma folha A4 (esse é muito legal para fazer a capa do seu e-book, por exemplo), apresentação que tem o tamanho de um slide, entre muitas outras opções. Caso prefira, você também pode clicar em “Usar dimensões personalizadas” e colocar o tamanho exato que você deseja utilizar:

dimensoes

Após definir o tipo de design que vai criar, na nova tela você vai ver um menu onde você pode selecionar as opções de fundo que vai utilizar:

menu

Vale a pena gastar um tempinho explorando todas as opções que ele nos mostra: LAYOUTS, ELEMENTOS, TEXTO e FUNDO.

Você pode utilizar gratuitamente todas os elementos e imagens que tem a palavra grátis no canto inferior direito. Caso escolha algum que tem o símbolo cifrão $, é um elemento pago e, dessa forma, você só vai conseguir fazer o download se comprar o elemento.

Nos parágrafos abaixo, vamos deixar um passo a passo de um design bem simples para que você possa conhecer algumas opções:

1- Subindo imagens

Em “Uploads” é possível subir uma imagem do seu próprio computador para utilizar no seu design. O legal é que o CANVA tem uma biblioteca na qual armazena todas as imagens que você já subiu e poderá utilizar em outras imagens que for criar.

passo1

2- Inserindo elementos

Em “Elementos” > “Formas” é possível selecionar uma forma para utilizar na composição da imagem. No exemplo abaixo, deixei a forma mais transparente em cima da imagem para conseguir escrever algo em cima dela.

Você pode escolher a cor logo acima do seu design e, inclusive, informar o código hexadecimal da cor, além de também mexer na transparência à esquerda:

passo2

3- Inserindo texto

Em “Texto”, você pode adicionar um campo texto e editá-lo com o tamanho da fonte desejada, estilo, cor e outras possibilidades. Uma das coisas mais legais do canva é que ele usa a régua (essa fina linha roxa) para sinalizar a centralização dos elementos do seu design, o que facilita (e muito!) no alinhamento entre os componentes.

passo3

4 – Fazendo o Download do seu design

Após finalizar, você pode fazer o download do seu design para utilizar onde quiser. Para fazer isso, vá até o canto superior direito e escolha um dos vários formatos disponíveis.

O mais tradicional e o que mais usamos é jpeg e png para imagens e pdf para e-books.

download

5 – Compartilhe seu design com outras pessoas

Caso você queira compartilhar seu design com alguém, ao lado do botão de download tem a opção “COMPARTILHAR”. Nela, você define se a pessoa vai ter a permissão de somente visualizar ou de visualizar e editar o seu design. Para compartilhar com ela, basta digitar o e-mail e pronto: será enviado um link de edição ou visualização do seu design para a pessoa que você informou.

compartilhamento


Por hoje, vamos ficando por aqui! Essas foram algumas dicas rápidas de como fazer imagens para suas redes sociais e posts de forma simples e eficiente. Se elas foram úteis para você, conte aqui nos comentários o que você achou e, caso você ainda tenha alguma dúvida, deixa aqui embaixo também que ficaremos felizes em te responder.

Um beijo e até a próxima!

Curtiu? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!