backwpup

Faça o Backup do seu site com o plugin BackWPUp

Oi, Oi!

Como já conversamos diversas vezes sobre questões de segurança, um dos pontos muito importantes e que devem ser feitos semanalmente em nosso site é o Backup. Neste artigo, vamos falar um pouquinho de sua importância, porque e como fazer utilizando o plugin gratuito BackWPUp.

O que é backup mesmo?

Backup é um termo em inglês que tem o significado de “cópia de segurança”. Sempre que falamos em fazer um backup do nosso site, por exemplo, estamos falando sobre fazer uma cópia de todos os arquivos dele para que, caso ocorra uma perda de dados, seja possível colocá-lo no ar novamente.

Lembrando que backup não é utilizado só para sites: serve para os arquivos do seu computador, e-mail, documentos, enfim, tudo o que é importante e é necessário sempre ter uma cópia de segurança 🙂

Uma coisa muito importante é que todo o backup que fazemos fique guardado num lugar seguro e diferente do lugar original onde se encontra as coisas “backupeadas“, rsrsrs. Por quê? Porque caso você perca a original por falha no disco, hospedagem ou qualquer coisa do tipo, vai conseguir encontrar, com certeza, as cópias de segurança.

Como garantia, atualmente, podemos armazenar nossos backups na nuvem: o Google Drive e DropBox, por exemplo, dão vários GigaBytes de armazenamento gratuito. Dessa forma, sempre que precisar, conseguiremos encontrar com facilidade.

Mas… por que fazer backup?

Infelizmente, não damos muito valor às cópias de segurança até precisarmos dela, rsrsrs. Mas imagine as seguintes situações:

Você acabou de construir o seu site. Ele está lá todo bonitinho, do jeito que você sempre sonhou. Você demorou meses para conseguir finalizá-lo. Com tanta correria, esqueceu de pagar o boleto da hospedagem. Eles tentaram te avisar por e-mail mas o e-mail caiu na caixa de spam e você não viu. Passaram-se 100 dias do vencimento do boleto e você ainda não lembrou. A sua hospedagem retirou o seu site do ar e excluiu todos os arquivos sem direito a backup.

AiMeuDeus
Nossa primeira reação: “AAAAAAAAAAHHhhh!”

 

Rsrsrs, triste, né? Vejamos mais um caso:

Seu site estava lá, todo bonitinho e funcionando legal. Um dia, você acorda, vai acessá-lo e PAN: aparece uma página em branco. Ou pior: você é redirecionado para uma página que diz que ele foi invadido 🙁 O que fazer?

curly-hair-merida-gif
Oh, Não! Snif, snif, snif 🙁

Rsrsrs, sim, sim, esses são casos extremos e que, na maioria das vezes, imaginamos que não vão acontecer com a gente. Mas sim: podem acontecer. E não: não desejo que aconteça com você, rsrs. Mas como estamos sujeitos a tudo na internet, não custa nada tomarmos esse cuidado para que possamos nos “recuperar” mais rápido caso ocorra algum problema.

A maioria das hospedagens oferecem um backup mensal automático, no entanto, eles cobram para nos enviar e também ficamos dependendo do prazo de envio deles (que pode demorar de 1 a 5 dias úteis). Além do mais, em alguns dos termos de serviços, eles não se responsabilizam pelos arquivos perdidos, então, não custa nada a gente mesmo fazer uma cópia de segurança pra garantir, rsrsrs.

Fazer uma cópia de segurança do nosso site pode ser mais rápido e fácil do que imaginamos: atualmente existem plugins no WordPress que nos permitem programar backups automáticos, semanalmente, mensalmente, etc. Basta instalar o plugin e configurá-lo. Legal, né? Vamos aprender como fazer então?

O plugin BackWPUp Free

O plugin BackWPUp Free permite que você faça backups do seu site de forma simples e rápida. Ele permite enviar esses backups automaticamente para o FTP, seu servidor de hospedagem, dropbox, etc.

É gerado um arquivo compactado (.zip, por exemplo) contendo todos os arquivos do site e o banco de dados, sendo possível restaurá-los caso necessário.

Como instalar, configurar o plugin e fazer o seu primeiro backup

E se eu quiser salvar meu backup no GoogleDrive?

Como o plugin só faz integração automática com o dropbox, caso você queira salvar seu backup no GoogleDrive, faça o download do backup para a sua máquina e depois suba o arquivo para sua pasta do GoogleDrive. 🙂

Para finalizar…

Como sabemos, ter cópias de segurança do nosso site é muito importante para que a gente consiga se recuperar facilmente caso ocorra algum problema. Com o plugin BackWPUp fica fácil também programar backups automáticos e, inclusive, armazená-los na nuvem para serem acessados de qualquer lugar.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, mande um e-mail para mari@mundodama.com.br e ficarei feliz em te responder.

Agora me conta, o que achou do artigo? Já fez o backup do seu site? Foi tranquilo? Aguardo notícias suas!

Um beijo!

Curtiu? Então nos ajude a espalhar esta mensagem por aí!