Como diminuir comentários de spam no seu blog

Todo dia você abre o seu e-mail e aparecem vários comentários pra você aprovar de spam no seu blog, não é mesmo? Você não tá sozinha 🙂 Vem com a gente pra aprender a diminuir esses comentários 🙂

A primeira pergunta que você deve estar se fazendo é: porque tanto spam nos comentários do meu blog, certo?

Existem várias respostas para essa pergunta, mas uma coisa importante que você precisa saber é que atualmente, existem centenas de robôs de spam na internet que espalham links para o site deles em comentários de blog. O objetivo desses comentários é obter cliques acidentais e também classificar esses links nos mecanismos de busca. Além dos robôs, existem também comentários de pessoas reais espalhando links por aí.

Credo, Mari! Esses comentários podem me prejudicar?

Pior que sim! Quando esses comentários são aprovados por você, eles podem afetar a reputação do seu site, pois ele pode ser considerado como um site de baixa qualidade ou de spam. Outra forma disso te prejudicar é caso um dos links do comentário levem para um site que distribui malware, aí o seu site pode ser considerado como inseguro.

Benzadeus, Mari! Como posso me livrar disso?

Vê só: você pode vasculhar a internet todinha e não vai conseguir encontrar uma solução 100% para isso: da mesma forma que a gente procura soluções, quem cria esses robôs tá combatendo as soluções que encontramos, rsrsrs. MAS, não se preocupe: existem formas da gente DIMINUIR a incidência desses comentários e se proteger 🙂 vamos às dicas?

#1 Ativar a moderação de comentários

No wordpress, no menu CONFIGURAÇÕES -> DISCUSSÃO, existem várias regrinhas que podemos configurar com relação a comentários. Uma delas fica na sessão “Antes de um comentário aparecer”. Lá você pode ativar a moderação de comentários, isto é, só permitir que um comentário seja aprovado MANUALMENTE por você. Essa simples ação, já vai evitar que seu blog tenha comentários com links suspeitos sem você perceber.

Print da tela de CONFIGURAÇÕES -> DISCUSSÃO, sessão "antes de um comentário aparecer"

#2 Não permitir comentários anônimos

Ainda no menu CONFIGURAÇÕES -> DISCUSSÃO, na sessão “Outras configurações de comentários”, você deve exigir que a pessoa informe o nome e e-mail na hora de comentar (item “O autor do comentário tem que preencher o nome e e-mail”). Com isso, vai diminuir (e muito!) a incidência de comentários anônimos no seu blog.

Print da tela de CONFIGURAÇÕES -> DISCUSSÃO, sessão "Outras configurações de comentários"

#3 Comentários não permitidos

De todos os testes que fiz, esse é um dos que mais me gerou resultados 🙂 No menu CONFIGURAÇÕES -> DISCUSSÃO, há uma sessão “Comentários não permitidos”. Lá a gente pode por uma lista de palavras (uma palavra em cada linha) que já serão barradas de cara na hora de postar o comentário. Embora essa é uma dica pra gente agir “após” os acontecimentos, com certeza vai diminuindo o número de comentários.

Se a gente analisar, a maioria dos comentários de spam tem palavras em comum. Algumas são palavras de conteúdos adulto, outras são palavras relacionadas a remédios e tudo o mais. Aqui vai caber uma análise sua de ir marcando os comentários que já recebeu como spam e ir adicionando as palavras que mais recebe como comentário em spam aí.

Vale um ponto de atenção: qualquer palavra que esteja nessa lista, o comentário não vai nem pra moderação, é rejeitado direto. Então, cuidado ao colocar palavras comuns para não barrar comentários reais.

Print da tela de CONFIGURAÇÕES -> DISCUSSÃO, sessão "Comentários não permitidos"

#4 Plugin Akismet

Para quem está disposto a investir um pouquinho mais, o plugin Akismet já vem como padrão na maiorias das instalações do wordpress e funciona super para bloquear comentários de spam. Ele tem uma possibilidade de uso gratuito, para projetos pessoais, mas para projetos comerciais, tem versões a partir de 5 dólares.

Basta instalar ele (menu PLUGINS -> ADICIONAR NOVO -> AKISMET -> INSTALAR -> ATIVAR) e pegar uma chave para uso pessoal ou comercial e pronto! Ele começa a enviar a marcar vários comentários que identificar como SPAM diretamente (em breve, vamos fazer um tutorial sobre esse plugin, mais passo-a-passo).

Por hoje, vamos ficando por aqui. E você, tem alguma dica para diminuir spam nos comentários pra compartilhar? Conta aqui pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi! Somos as Maris, e aqui nesse Blog criamos conteúdo para descomplicar a tecnologia. Se você é empreendedor digital ou deseja ser: seja bem vindo, esse espaço foi criado especialmente para pessoas como você.

Vamos juntos?!

Para agendar uma demonstração preencha os campos abaixo:
Open chat
Vamos conversar?
Skip to content