Oi, oi, tudo bem?

Sabe todos aqueles avisos de “mantenha sempre uma cópia de segurança dos seus arquivos” que ouvimos? Pois bem, imagina só a seguinte situação: você acabou de montar o seu site e publicou alguns posts bem legais, então você decide fazer as atualizações sugeridas e… perde tudo.

Essa não é uma situação muito legal, não é mesmo? E que tal instalar e programar um plugin de backup para evitar perder seus arquivos? Hoje nós falaremos sobre isso, então, vamos lá!

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01. No seu painel administrativo, no menu lateral esquerdo, procure por PLUGINS > ADICIONAR NOVO.

02. Na barra de pesquisa (destacado em vermelho) você digita o nome do plugin BACKUPWORDPRESS e, assim que ele aparecer na tela, você clica no botão INSTALAR PLUGIN e, em seguida, ATIVAR. Depois de instalado e ativo, o botão aparece com o texto ATIVO (destacado em verde).

03. Agora precisamos configurar os seus backups. No menu lateral esquerdo, dentro da aba PLUGINS, você seleciona PLUGINS INSTALADOS e procura por BACKUPWORDPRESS. A maneira mais rápida de encontrar um plugin na sua lista é digitar o nome na barra de pesquisas (destacado em vermelho). Assim que encontrar o plugin de backup, clique em BACKUPS logo abaixo do nome (destacado em verde).

04. Quando a tela abrir, você procura pela opção CONFIGURAÇÕES.

05. A primeira coisa que deve se atentar é que precisará inserir uma conta de e-mail para receber as notificações referentes aos seus dados de backup por e-mail. Esse é o seu controle para saber se tudo está funcionando devidamente com seus backups. Sugerimos que escolha a conta vinculada ao seu site para manter tudo o que for referente ao site em um só lugar.

06. Depois de configurar a conta, comecemos a configurar os backups. A primeira opção é o local onde os dados do seu backup ficarão salvos e, mesmo não sendo obrigatório, é importante que deixe como opção “Banco de dados e arquivos”. Dessa maneira, caso ocorra algum imprevisto com o seu site, você terá duas fontes de busca, no caso de uma delas falhar.

07. Em seguida, o intervalo entre um backup e outro, o dia e o horário. O relatório de backup será enviado por e-mail assim que um novo for “rodado” no seu site, imagine receber um ou dois e-mails todos os dias com poucos conteúdos? Por esse motivo aconselhamos deixar uma vez por semana. Esse período é suficiente para manter seus dados seguros e num tamanho razoável para armazenamento. O dia é opcional, você pode deixar o que vem por padrão ou escolher um que prefira. Para o horário, sugerimos deixar sempre as 03h, é um horário em que há menos chances de alguém estar visitando o site enquanto o backup está rodando.

08. O número de backup escolhemos manter 5 por vez, também por ser um número razoável de armazenamento por backup. Depois de configurar todas as opções, você pode clicar no botão azul PRONTO.

09. Ei, calma, ainda não acabou rsrs A sua configuração já está salva e pronta para funcionar, mas ela não funcionará automaticamente antes da primeira vez que “rodar” o backup. Então, assim que a página carregar, você clica em EXECUTAR AGORA e aguarda o backup finalizar.

Agora sim, seu plugin está configurado e funcionando como deveria. Esperamos que essa postagem tenha te ajudado com a instalação e configuração do plugin de backup no seu site.

 

Gostou do tutorial? Ficou com alguma dúvida? Quer aprender alguma outra coisa? Conta pra gente 🙂

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Grande beijo ♥