Quando criamos uma lista no MailChimp, normalmente nossa ideia é nos aproximar dos nossos contatos. A lista vai nos ajudar muito a fazer isso, mas se o formulário de inscrição tiver a nossa cara é melhor ainda, não é mesmo? E você sabia que deixar o formulário da sua lista com a sua cara não dá tanto trabalho assim? Não sabia? Vamos personalizar o seu agora então, em apenas alguns passos?

Ahh, e se você acompanhou o artigo anterior que falava sobre colocar a newsletter na página do face e capturar contatos, esse artigo também é pra você!

Passo 01

A primeira coisa a fazer é acessar sua lista no MailChimp. Para isso, faça o login no site do mailchimp, no menu Lists encontre a sua lista e clique em cima do nome dela.

MailChimp - Acessar lista

MailChimp – Acessar lista

Passo 02

Na nova página com informações da lista, acesse o menu “SIGNUP FORMS”.

MailChimp - Lists --> Signup Forms

MailChimp – Lists –> Signup Forms

Passo 03

Na nova tela, vamos acessar a opção “General Forms”, que é onde vamos definir a aparência e configurações de todos os formulários e e-mails que serão enviados a quem se cadastrar na nossa lista.

Mailchimp --> Lists --> Signup Forms --> General Forms

Mailchimp –> Lists –> Signup Forms –> General Forms

Passo 04

A nova tela que foi carregada é a tela que é responsável por todas as configurações da nossa lista. Nesse posts vamos nos ater apenas ao “Signup Form” que é o formulário de inscrição na lista.

Para saber em qual formulário você está, basta se orientar pelo campo “Forms and response emails” pois, nele, estão contidos todos os formulários e emails relacionados à nossa lista.

MailChimp - Signup forms

MailChimp – Signup forms

Descendo com a barra de rolagem, você vai encontrar o formulário em sua forma original. Se você não mexeu nele ainda, provavelmente vai encontrar um formulário mais ou menos assim:

MailChimp --> Formulário de inscrição

MailChimp –> Formulário de inscrição

Passo 05 – Para começar as alterações

O primeiro passo para começar as alterações é clicar na guia “Design it”, que é onde serão apresentadas as opções para alterar seu formulário. Assim que você acessa o formulário, vai para a guia “Build it”.

MailChimp - Guias

MailChimp – Guias

Passo 06 – Alterando o logo

Para alterar o logo, estando na guia “Design it”, basta passar o mouse em cima do nome da lista e escolher a opção “use image”, isto é, para utilizarmos uma imagem ao invés do nome da lista.

Mailchimp - Use Image

Mailchimp – Use Image

Na próxima tela basta selecionar a imagem (se você já tiver subido ela) ou fazer o upload de uma nova.

Passo 07 – Adicionando uma mensagem amigável

Caso você queira adicionar uma mensagem para as pessoas, basta clicar em “Click to add a message”, escrever a mensagem que quiser e salvar.

MailChimp - Mensagem

MailChimp – Mensagem

Passo 08 – Alterando os nomes exibidos para os campos

Quando pegamos o formulário inicial, ele vem com os campos padrões e os nomes em inglês. Para alterar isso, basta clicar no campo e aí, na barra que aparecer na lateral direita do site, alterar os campos “Field label” que é o nome do campo que será exibido no formulário e, caso queira tornar o campo obrigatório ou não, fica a cargo do “Required field” (marcado o campo é de preenchimento obrigatório, desmarcado é de preenchimento opcional). Após fazer as alterações, clique no botão “Save field” e a alteração aparecerá no formulário.

MailChimp - Alterações nos campos

MailChimp – Alterações nos campos

Passo 09 – Apagando um campo

Caso você não queira exibir um campo no formulário, basta clicar em cima do campo e clicar no botão “-” (menos” que vai aparecer. No meu caso, não quero que seja exibido o campo “Last name”.

MailChimp - Apagar campo

MailChimp – Apagar campo

Após clicar no botão menos, vai aparecer uma caixa de diálogo para você confirmar a exclusão do campo. Para isso, basta digitar a palavra “DELETE” na caixinha e clicar em DELETE FIELD. Pronto! Seu campo foi excluído!

MailChimp - Delete Field

MailChimp – Delete Field

Passo 10 – Traduzindo o formulário

Para traduzir o formulário, basta ir até a guia “Translate it”, selecionar o idioma “Portuguese (Brazil)” e ajustar os textos das mensagens. Após alterar, clique no botão”Save translations” para salvar a sua tradução.

MailChimp - Traduzir

MailChimp – Traduzir

Considerações finais

Após esses passos, seu formulário já foi alterado e, onde for exibido, já terá essa aparência. Essas alterações valem para os e-mails enviados também, podendo apenas selecionar outro item no campo “Forms and response emails”.

Conta aí, vai!

E aí, o que achou desse artigo? Foi fácil para personalizar seu formulário? Compartilha sua experiência com a gente 🙂

Com carinho,

Um beijo!