Que às vezes temos problemas com o WordPress, a gente já sabe, né? Mas, qual a possível solução para cada um deles?
O objetivo desse post é “jogar na roda” possíveis soluções para alguns problemas/erros que acontecem em algumas instalações do WordPress, pra gente se ajudar e resolver as coisas mais rapidamente.
Importante: O ideal é você ter um conhecimento técnico um pouquinho mais avançado pra fazer essas coisas e também saber mexer com FTP (pois qualquer caractere a mais pode tirar o site do ar e aí pra voltar só dessa forma).
Antes de mexer em qualquer coisa, sempre faça um backup.
DISCLAIMER: A ideia desse post é ajudar a resolver problemas, mas não nos responsabilizamos pelo uso de cada uma dessas soluções e nem podemos garantir que vai funcionar. Use por sua conta e risco.
ERRO #1: Deprecated: Directive ‘track_errors’ is deprecated in Unknown on line 0
Esse erro normalmente acontece quando atualizamos um site para a versão 7.3 do PHP ou quando instalamos ele mesmo. Costuma acontecer bastante na hospedagem da Locaweb. Não é um erro fatal, mas dá problemas no carregamento de javascript do WordPress.
Ele acontece porque a diretiva “track_errors” ficou obsoleta na versão 7.3 do PHP e ela está sendo usada no seu php.ini.
Para corrigir, basta acessar o arquivo php.ini via FTP, e alterar a diretiva track_erros que está com o valor “On” para “Off” (sem aspas, rsrs).
Na Locaweb esse arquivo fica na raiz (antes da pasta public_html).
Para corrigir, você precisa saber acessar o FTP e editar com muita cautela o php.ini, caso contrário, pode ter diversos outros problemas.
Atualizado em nov/21
ERRO #2: Erro 500 ao salvar no elementor
Esse erro pode acontecer por diversos problemas: conflito com algum outro plugin, muitas revisões, falta de memória. O ideal é ir testando cada uma das hipóteses. Aqui o link do próprio Elementor que orienta sobre esse problema.
Para incrementar a memória, adicionar essa linha no wp-config.php (antes do include wp-settings):
define( 'WP_MEMORY_LIMIT', '64M' );
Para ativar o WP-DEBUG, adicionar essas linhas no wp-config.php (verificar se já não tem nada relacionado a isso):
define( 'WP_DEBUG', true ); define( 'WP_DEBUG_LOG', true ); define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false ); @ini_set( 'display_errors', 0 );
Limpar o número de revisões da página
Às vezes, devido ao grande número de revisões da página, o Elementor “pára” de salvar. Para que ele volte é preciso limpar o número de revisões da página. Isso pode ser feito com o plugin “WP-Optimize – Clean, Compress, Cache” ou “WP Sweep”
Atualizado em dez/21