Termos de Uso? Política de Privacidade? Help!

Se você já se perguntou o que é Termos de Uso e Política de privacidade, precisou criar o seu e teve dificuldades, esse post é pra você!

“O que é e pra que servem” é, de longe, uma das perguntas que mais respondemos ultimamemente – acredite, ela empata com O QUE É DOMÍNIO E HOSPEDAGEM!

Hoje a gente ta aqui pra desvendar de vez o motivo que faz você ter que ter essas duas páginas tanto em seu site, quanto em páginas de vendas e captura. Bora lá?

Termos de uso

Termos de Uso é a página onde você vai contar para os usuários as regrinhas do seu negócio. É importante que você coloque algumas coisas nela, como:

  • Identificar sua empresa, com nome/razão social, CNPJ, dados de contato e outros relevantes pro seu nicho
  • Colocar sobre a responsabilidade das informações que a pessoa vai encontrar no seu projeto
  • Contar sobre as regras de reembolso, cancelamento, etc.

É importante você saber que não existe um padrão pré pronto que funcione para todo mundo. Como cada projeto funciona de uma maneira, essa página pode variar muito, no entanto, existem alguns sites que geram um modelo que você pode complementar (vamos colocar os links no final deste artigo).

Política de Privacidade

A Política de Privacidade é onde você vai esclarecer para o usuário onde e como os dados dele são usados quando ele acessa seu site/página. Quando alguém entra no seu site tem informações que são capturadas “automaticamente” como cookies – informações de ip, país de acesso, horário e etc, que normalmente são capturadas pelos pixels (Google, Facebook, etc).

Há muito tempo, ter o link da Política de Privacidade já era um pré-requisito para quem anunciava no Facebook, por exemplo – tanto que os anúncios sem política de privacidade poderiam ser rejeitados e até ter a conta bloqueada por falta dessa página – mas com a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – que entrou em vigor em setembro/2020), agora ela ficou obrigatória.

Mas Mari’s, o que acontece se meu projeto não tiver a página de política de privacidade e termos de uso?

O primeiro conselho é: ainda dá tempo! Corre fazer a sua pois, além de ser uma segurança, você evita risco de possíveis processos no futuro.

Ao comprar coisas online você já reparou que sempre aparece um checkbox falando que ao comprar/contratar aquilo você concorda com os termos de uso e/ou a política de privacidade? Isso é um contrato, que serve pra garantia de quem vende e pra segurança de quem compra. Na maioria das vezes a gente não lê de fato o conteúdo dessas páginas, mas se um dia tiver algum problema é lá que podemos descobrir as obrigações e direitos como compradores.

E como eu faço para criar o conteúdo para essas páginas?

No geral a maneira mais adequada seria procurar algum profissional da área de direito para fazer algo bem completo, mas caso essa não seja sua realidade atual existem algumas soluções:

  • Para a página de Política de Privacidade e Termos de Uso, tem esse gerador gratuito aqui. Ele gera um conteúdo padrão que pode servir pro seu projeto, que dá os avisos básicos do uso de cookies, etc. Ele também oferece um modelo de Termos de Uso. O ideal é você ler todo o texto gerado e complementar com mais coisas que dizem respeito à realidade do seu negócio.
  • Para Termos de Uso existe também um gerador pago, este daqui. Ele permite que você preencha os dados da sua empresa e ele gera um termo grandão. É bem importante você ler tudo e estar ciente de tudo que é citado por lá.
  • Para algo personalizado, você pode pegar um modelo padrão de inspiração e ir adaptando para seu negócio. Você também pode procurar inspirações na página de Termos e Política de pessoas da mesma área que você pra entender que tipo de termos é importante deixar claro. Os principais são: responsabilidade de informação, prazo de garantia, política de cancelamento, política de entrega, etc – alguns desses podem não ser necessários no seu projeto.

Mari’s, depois de ter esse conteúdo, onde eu coloco ele?

Depois de ter esse conteúdo pronto, é importante criar dentro do seu site uma página pra cada um deles – uma pros termos de uso e outra pra política de privacidade – e inserir em algum local do site que seja fácil de ver e fácil de acessar.

O local mais indicado é o rodapé do site, que normalmente aparece em todas as páginas. Dessa forma, qualquer usuário que quiser ter certeza de como seu projeto funciona pode acessar lá facilmente e ficar ciente de todas as regrinhas pra navegar tranquilo no seu site.

Apesar de parecer uma droga ter que produzir esse tipo de conteúdo, pense que ele pode te ajudar a vender e produzir conteúdo de maneira mais segura, te dando tranquilidade na hora de colocar seus projetos online. Conta pra gente se esse tipo de conteúdo te ajudou 🙂

DISCLAIMER: todo conteúdo dentro do seu site é de sua total responsabilidade, nós não nos responsabilizamos pelo conteúdo apresentado em sites de terceiros. Caso decida usar algum modelo ou indicação citado nesse post leia atentamente todo o conteúdo e faça as adaptações pertinentes ao seu projeto. Indicamos até enviar para um profissional da área de direito, se isso for possível para você. Nenhum dos modelos aqui citados são de autoria do Mundo da Má, dessa forma não nos responsabilizamos pelo conteúdo presente neles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi! Somos as Maris, e aqui nesse Blog criamos conteúdo para descomplicar a tecnologia. Se você é empreendedor digital ou deseja ser: seja bem vindo, esse espaço foi criado especialmente para pessoas como você.

Vamos juntos?!

Para agendar uma demonstração preencha os campos abaixo:
Open chat
Vamos conversar?
Skip to content