Quando a gente pensa em lançamento a gente tá falando de duas coisas muito importantes: ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO. Por isso fizemos uma lista para te ajudar a organizar as coisas.
1. Formato
O primeiro passo é você definir o que será oferecido no seu lançamento e definir o formato. Algumas perguntinhas pra te ajudar:
- O que você vai oferecer nesse lançamento?
- Vai ter aulas gratuitas? Elas serão ao vivo? Quantas?
- Se as aulas serão ao vivo, você vai disponibilizar uma versão gravada para assistirem durante um tempo?
- Se as aulas serão gravadas, como elas serão entregues para o seu público?
- A entrega desse conteúdo será como? (área de membros, CPL, live no youtube?)
- As aulas serão liberadas a cada quantos dias?
Essa parte é fundamental para que você tenha sucesso no checklist das outras etapas.
2. Recursos
Após definir o formato, está na hora de listar os recursos necessários:
- Onde os vídeos ficarão hospedados (Youtube, Vimeo, etc)?
- Você já tem domínio e hospedagem (um site no ar)?
- Você vai utilizar página de vendas? Caso não, como vai mostrar as características e benefícios do seu produto/serviço? Como vai enviar o link de pagamento?
- Se vai ter página de vendas, como e por quem ela será criada? Você vai fazer, vai contratar uma equipe, quanto tempo vai precisar?
- Vai ter página de captura? Se não vai ter, qual forma vai utilizar para captar os interessados em receber as informações para acessar seu conteúdo?
3. Cronograma
Tendo o formato e recursos necessários, organize seu cronograma para saber exatamente quando vai precisar de cada coisa. Um exemplo:
- Captura de E-mail
- Entrega de conteúdo gratuito
- Oferta do seu produto/serviço
Não se esqueça dos passos que ficam nas “entrelinhas”, como por exemplo, as automações para comunicação com sua lista e comunicação pelo whatsapp/telegram.
Dentro desse cronograma macro, liste as ferramentas que vai usar em cada etapa.
4. Conteúdo
Com todo o cronograma montado e definido bora produzir o conteúdo:
- Gravar os vídeos
- Produzir o conteúdo das aulas (PDF’S, vídeos, textos, links recomendados…)
- Sequência de e-mails (Produzir o texto dos e-mails e programá-los no seu e-mail marketing)
- Páginas necessárias(captura, cpl, vendas, lista de espera…)
- Cadastro do produto/serviço na plataforma de venda
…e tudo mais que estiver dentro do seu cronograma.
Deixar tudo pronto com antecedência vai te ajudar para que, durante o lançamento, seu foco seja exclusivamente dar suporte aos participantes e coordenar a estratégia – e assim você vai ter mais confiança em cada etapa que estiver percorrendo.
5. Testes
Com tudo pronto tá na hora de testar! Testar cada etapa, página e recurso é IMPRESCINDÍVEL, porque a gente nunca sabe quando pode surgir um bug do além ou algo que passou passou despercebido e a gente não pensou com antecedência. Por isso, não faça NENHUM lançamento sem antes:
- Testar sua página de captura
- Testar TODOS os links das páginas e e-mails
- Testar uma compra e integrações
- Testar TODOS os botões da sua página
- Testar o layout no computador, celular, tablet e em diversos navegadores
Considerações finais
Ufa! Bastante coisa, né?! A ideia desse post é ser um lembrete pra várias coisas que você precisa pensar para o seu lançamento.
Essa está longe de ser a lista completa, mas vai te dar um norte de pontos de atenção 🙂
É importante ressaltar que cada projeto é único e que é fundamental que você pense com cuidado na estratégia que está mais alinhada com o seu propósito, que se comunica melhor com o seu cliente e o mais importante de tudo: que ela seja possível no seu cenário (considerando a quantidade de pessoas na sua equipe, o orçamento que você tem disponível pra isso e as ferramentas necessárias).
Agora conta pra gente: tem algo aí que você ainda não tinha se atentado? Algo que você faz e te ajuda bastante e pode ajudar outras pessoas também? Compartilha com a gente <3