5 checks para seu próximo lançamento (de foguete!)

Quando a gente pensa em lançamento a gente tá falando de duas coisas muito importantes:  ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO. Por isso fizemos uma lista para te ajudar a organizar as coisas.

1. Formato

O primeiro passo é você definir o que será oferecido no seu lançamento e definir o formato. Algumas perguntinhas pra te ajudar:

  • O que você vai oferecer nesse lançamento?
  • Vai ter aulas gratuitas? Elas serão ao vivo? Quantas?
  • Se as aulas serão ao vivo, você vai disponibilizar uma versão gravada para assistirem durante um tempo?
  • Se as aulas serão gravadas, como elas serão entregues para o seu público?
  • A entrega desse conteúdo será como? (área de membros, CPL, live no youtube?)
  • As aulas serão liberadas a cada quantos dias?

Essa parte é fundamental para que você tenha sucesso no checklist das outras etapas.

2. Recursos

Após definir o formato, está na hora de listar os recursos necessários:

  • Onde os vídeos ficarão hospedados (Youtube, Vimeo, etc)?
  • Você já tem domínio e hospedagem (um site no ar)?
  • Você vai utilizar página de vendas? Caso não, como vai mostrar as características e benefícios do seu produto/serviço? Como vai enviar o link de pagamento?
  • Se vai ter página de vendas, como e por quem ela será criada? Você vai fazer, vai contratar uma equipe, quanto tempo vai precisar?
  • Vai ter página de captura? Se não vai ter, qual forma vai utilizar para captar os interessados em receber as informações para acessar seu conteúdo?

3. Cronograma

Tendo o formato e recursos necessários, organize seu cronograma para saber exatamente quando vai precisar de cada coisa. Um exemplo:

  1. Captura de E-mail
  2. Entrega de conteúdo gratuito
  3. Oferta do seu produto/serviço

Não se esqueça dos passos que ficam nas “entrelinhas”, como por exemplo, as automações para comunicação com sua lista e comunicação pelo whatsapp/telegram.

Dentro desse cronograma macro, liste as ferramentas que vai usar em cada etapa.

4. Conteúdo

Com todo o cronograma montado e definido bora produzir o conteúdo:

  • Gravar os vídeos
  • Produzir o conteúdo das aulas (PDF’S, vídeos, textos, links recomendados…)
  • Sequência de e-mails (Produzir o texto dos e-mails e programá-los no seu e-mail marketing)
  • Páginas necessárias(captura, cpl, vendas, lista de espera…)
  • Cadastro do produto/serviço na plataforma de venda

…e tudo mais que estiver dentro do seu cronograma.

Deixar tudo pronto com antecedência vai te ajudar para que, durante o lançamento, seu foco seja exclusivamente dar suporte aos participantes e coordenar a estratégia – e assim você vai ter mais confiança em cada etapa que estiver percorrendo.

5. Testes

Com tudo pronto tá na hora de testar! Testar cada etapa, página e recurso é IMPRESCINDÍVEL, porque a gente nunca sabe quando pode surgir um bug do além ou algo que passou passou despercebido e a gente não pensou com antecedência. Por isso, não faça NENHUM lançamento sem antes:

  • Testar sua página de captura
  • Testar TODOS os links das páginas e e-mails
  • Testar uma compra e integrações
  • Testar TODOS os botões da sua página
  • Testar o layout no computador, celular, tablet e em diversos navegadores

Considerações finais

Ufa! Bastante coisa, né?! A ideia desse post é ser um lembrete pra várias coisas que você precisa pensar para o seu lançamento.

Essa está longe de ser a lista completa, mas vai te dar um norte de pontos de atenção 🙂

É importante ressaltar que cada projeto é único e que é fundamental que você pense com cuidado na estratégia que está mais alinhada com o seu propósito, que se comunica melhor com o seu cliente e o mais importante de tudo: que ela seja possível no seu cenário (considerando a quantidade de pessoas na sua equipe, o orçamento que você tem disponível pra isso e as ferramentas necessárias).

Agora conta pra gente: tem algo aí que você ainda não tinha se atentado? Algo que você faz e te ajuda bastante e pode ajudar outras pessoas também? Compartilha com a gente <3

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