Imagem com fundo roxo, uma menina colocando moedas numa calculadora e a frase "Qual forma de cobrança é ideal para meus cursos?"

Pagamento Recorrente ou Pagamento Único? Qual usar para o meu curso?

Na hora de criar um curso online, surgem muitos questionamentos na nossa cabeça, não é mesmo? Desde o gateway de pagamento que será utilizado, divisão dos módulos e, inclusive a forma de cobrança. Como essa é uma questão para muita gente, vamos conversar um pouquinho sobre isso?

Afinal, o que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente é um modelo de cobrança utilizado para serviços contínuos, onde existe uma assinatura que pode ser de cobrança mensal, trimestral, semestral, anual, etc.

Muita gente gosta desse modelo de cobrança porque ele gera segurança e garante estabilidade para a empresa, pois com ele é possível prever a receita que será gerada.

Como funciona o pagamento recorrente?

Quando o cliente vai contratar um serviço que a forma de cobrança é pagamento recorrente, ele precisa realizar a assinatura desse serviço, na qual ele se compromete a pagar o valor combinado em intervalos regulares de tempo. Funciona mais ou menos assim:

  • O cliente compra o seu serviço ou produto através de um plano de pagamento.
  • Na hora de efetuar o primeiro pagamento, coloca os dados do cartão de crédito.
  • O cliente autoriza que novas cobranças sejam feitas automaticamente no cartão dele, de acordo com o intervalo do plano escolhido (mensal, semestral, etc).
  • Um token é gerado para o cartão do cliente e fica salvo no sistema de pagamentos. Esse token é válido por um período de tempo e, por meio dele, é possível fazer futuras cobranças no cartão com segurança, isto é, sem armazenar os dados do cartão no sistema.
  • Na hora de fazer uma nova cobrança, o sistema de pagamentos automaticamente vai lá e debita o valor aprovado pelo cliente para aquela cobrança, por meio dos dados armazenados do cliente e do token do cartão.

Pagamento Recorrente é o modelo ideal para mim?

Embora tenha muitas vantagens, temos que ser bem criteriosos na hora de escolher essa forma de pagamento para um produto e analisar os prós e contras dessa forma de cobrança.

O pagamento recorrente é muito utilizado para Memberships (áreas de membros onde os alunos pagam uma mensalidade e tem acesso a determinado conteúdo, que é renovado periodicamente) ou SAAS (Software as a Service, sistemas disponibilizados como serviços, como por exemplo um sistema de e-mail marketing).

Com relação a produtos, nós recomendamos usar esse tipo de pagamento quando você renova periodicamente o conteúdo da sua área de membros pois, assim, vai fazer sentido para o usuário continuar pagando e renovando esse compromisso.

Alguns exemplos de uso:

  • Um produto que a pessoa paga mensalmente e tem acesso a aulas/conteúdos novos toda semana ou todo mês
  • Um produto que a pessoa paga mensalmente e tem acesso a aulas ao vivo todo mês e pode re-assistir as aulas que já aconteceram

Nesses casos, normalmente, o valor do pagamento mensal não é muito alto: o ganho vem pela quantidade de inscritos (+ inscritos, mensalidade menor).

Principal vantagem: Receita recorrente e previsibilidade

Principal Ponto de Atenção: Geração de conteúdo frequente

E pagamento único, o que é?

Como o próprio nome já diz, pagamento único é um modelo de cobrança utilizado em casos onde o pagamento é feito uma única vez (pode ser parcelado ou não) e o usuário tem acesso ao conteúdo “completo” referente ao pacote que ele comprou, que pode ser um curso online, um serviço, um produto, etc.

Como funciona o pagamento único?

Quando o cliente vai comprar o seu curso, ele simplesmente vai para a página de checkout e realiza o pagamento do curso. Só isso! 🙂 Funciona assim:

  • O cliente compra o seu serviço ou produto, pagando à vista ou parcelado, de acordo com o meio de pagamento que você disponibilizou
  • Na hora de efetuar o pagamento, coloca os dados do cartão de crédito e escolhe a forma de pagamento
  • Assim que o pagamento é aprovado, normalmente o meio de pagamento avisa sua área de membros que o pagamento foi aprovado
  • A área de membros matricula o aluno no curso automaticamente

Este é o modelo ideal de cobrança para você?

Se você está vendendo um curso, geralmente SIM! As pessoas já estão acostumadas a comprar um curso com módulos e aulas, por um preço determinado. É a forma mais usada no mercado e a que as pessoas já em afinidade.

A forma de liberação do seu curso vai depender das possibilidades da sua área de membros, mas você pode liberar módulos semanalmente, pode ter aulas ao vivo, liberar aulas X dias a partir da compra, etc. É um modelo que funciona bem para a maioria dos projetos.

Principal Ponto de Atenção: precisa ficar divulgando sempre, para ter novos alunos. Muitas pessoas, abrem e fecham vagas de tempos em tempos.

Mas Maris, eu tenho que ter só um modelo de cobrança para meus cursos?

NÃO! Tudo nesse mundo digital é teste: se sentir que é importante, faça dois produtos, cada um com um modelo de negócio e veja qual se encaixa melhor pra você, no seu ritmo de trabalho e de vida. 🙂

Mari, eu já vi pessoas que vendem curso online por meio de recorrência, para não comprometer o limite do cartão de crédito. Posso fazer dessa forma?

Cada caso é um caso e isso é tema pra um post só sobre isso. Mas de antemão, vale dizer: DEPENDE DA SUA FORMA DE ENTREGA. Se quando o aluno compra, ele já tem acesso a todo o conteúdo, ele pode parar de pagar depois de x parcelas e aí já fez o curso completo. Recorrência vale a pena se a pessoa vai tendo acesso a conteúdos diferentes a cada pagamento, pois isso a motiva a continuar pagando em dia.


Por enquanto, vamos ficando por aqui. Mas antes conta pra gente: qual modelo de cobrança você está pensando em usar nos seus cursos ou já usa? Qual foi sua experiência com elas?

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